Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Open Source House Competition
(1 a ver) (1) Visitante
  • Página:
  • 1

TOPIC: Open Source House Competition

Open Source House Competition 2 anos, 12 meses passados #9940

Nos últimos dias tenho andado à procura de casas alternativas. Encontrei desde casas feitas de madeira, tijolos de barro até contentores marítimos modificados...

Encontrei por acaso o Open Source House Competition. Este site tem como objectivo juntar pessoas que em conjunto façam projectos de casas sustentáveis, fáceis e baratas de construir, principalmente para os países mais pobres.

O projecto vencedor (Emerging Ghana) tem elementos portugueses.

www.os-house.org/faccess.php?id=4309

Quanto à legalização pelo que tenho lido todas as casas permanentes (assentes no solo) sejam feitas de que material forem precisam de licença. Por isso é que vemos muitas casas de madeira assentes em estacas (de modo a estarem a mais de 60cm do solo), para serem consideradas casas móveis e assim não precisarem de licenças.

Exemplo de casas móveis:

Pelo que percebi a lógica é que se o Estado precisar de usar o terreno para a construção de uma infra-estrutura onde está a nossa casa, possamos mudá-la de sítio.

Se conhecerem mais projectos semelhantes partilhem. Abraços!
"Torna-te na mudança que queres ver no mundo"

Re: Open Source House Competition 2 anos, 11 meses passados #10262

Muito bom teres aberto este tópico. Já reparei que és adepto das tecnologias open source, tal como eu;)
Acho que é o caminho a seguir.

Já leste este tópico?: www.zeitgeistportugal.org/capitulo/index...d=9774&Itemid=56

Vê o Doc. que se encontra no tópico se ainda não viste porque vale mesmo a pena.

Para contribuir para o tópico:

http://architectureforhumanity.org/

Abraços

EDIT:

Conheci também recentemente este site: www.earthship.net/
Não é open source, mas não deixa de ser interessante
Última Edição: 2 anos, 11 meses passados Por rodinhas10.

Re: Open Source House Competition 2 anos, 11 meses passados #10342

Olá rodinhas10.

Já tinha visto o Us Now, é um bom documentário.

Os projectos open-source são a prova que não é o dinheiro o incentivo para criar coisas úteis e que as democracias directas e participativas podem funcionar. Sendo o Linux o sistema operativo mais seguro do mundo e criado por voluntários de todo o mundo é a maior prova disso.

Acho que faz muito mais sentido o MZP divulgar os projectos open-source, que as pessoas podem ver e usar já, do que o TVP.

Gostei do www.earthship.net tem lá boas ideias para a construção de casas.

Já fizeste a transição para Linux?

Abraços!
"Torna-te na mudança que queres ver no mundo"

Re: Open Source House Competition 2 anos, 11 meses passados #10730

Olá rodinhas10.

Já tinha visto o Us Now, é um bom documentário.

Os projectos open-source são a prova que não é o dinheiro o incentivo para criar coisas úteis e que as democracias directas e participativas podem funcionar. Sendo o Linux o sistema operativo mais seguro do mundo e criado por voluntários de todo o mundo é a maior prova disso.

Acho que faz muito mais sentido o MZP divulgar os projectos open-source, que as pessoas podem ver e usar já, do que o TVP.

Gostei do www.earthship.net tem lá boas ideias para a construção de casas.

Já fizeste a transição para Linux?

Abraços!

Infelizmente ainda não iniciei a transição para o linux. Nunca experimentei sequer, mas os ideias em que se baseia, open-source, são para mim exemplos a seguir, por isso quero passar para linux brevemente.

Em relação ao MZP divulgar os projectos open-source concordo contigo, mas isso pode ser feito divulgando também os ideais do TVP, acho que uma não se invalida à outra. Infelizmente acho que o Jacque foi criado num ambiente que nem se quer se falava de open-source. A ver vamos. Open-source é o futuro!!!

Abraço
  • Página:
  • 1
Tempo para criar página: 0.95 segundos
Copyright © 2014 Movimento Zeitgeist Portugal. Licensa CC Non Comercial Share Alike
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
Secured by Siteground Web Hosting