Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Análise técnica da futura comunidade ZG/VP
(1 a ver) (1) Visitante

TOPIC: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 3 meses passados #13839

Caríssimos zeiters (este nome tem o cunho do Luís Silva, um ilustre "zeiter" que muito admiro ),

Segue mais alguma informação a propósito do estudo "Évora".

Agora o assunto é pedra, ou seja, qual a disponibilidade de pedra na região face aos consumos previstos na região, numa situação de auto-suficiência.

Portanto:

Massa de pedra possível de obter através da reutilização, ton/ano - 365
Massa de pedra possível de obter através da reciclagem, ton/ano - 1779
Massa de pedra possível de obter através do recurso a depósitos, ton/ano - 633

Segundo uma fonte bibliográfica confiável (INETI), a produção de pedra na região (município) de Évora em 1998 foi de 665688 ton (mármores e granitos, essencialmente). Isto, portanto, corresponde à extracção de apenas 1 ano. Se a região apenas recorrer a depósitos para consumo interno, e à taxa referida de 633 ton/ano, levaria cerca de 1052 anos para consumir a extracção total do ano de 1998.

Não encontrei (ainda) nenhum documento que claramente estabeleça uma estimativa para as reservas de pedra (extraível com relativa facilidade, com tecnologia presente) da região, mas admitamos que, ao rácio de cerca de 670000 ton/ano, há pedra na região para mais 100 anos (que acredito ser um nº conservativo). Nessa condição, e para um consumo num regime de auto-suficiência, os depósitos poderão durar pelo menos 100000 anos.

Entretanto, claro, melhorias nos processos construtivos, de reutilização e reciclagem irão prolongar esse tempo de exaustão do recurso pedra ainda mais, pelo que poderei considerar, assumindo apenas um pequeno risco, que está garantida a sustentabilidade na utilização da pedra na região, dado o estimado regime de auto-suficiência.

Abraços a todos,

André

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 3 meses passados #13883

Caríssimos zeiters,

Só para dizer que o estudo "Évora" vai ficar um pouco em "hold", enquanto faço uma revisão final ao texto do Portugal Científico (na sua versão "longa"), com o objectivo de o preparar para publicação (online).

Entretanto, no entanto, qualquer contribuição válida para o estudo será bem-vinda. Claro.

Abraços,
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Blackd0g

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 2 meses passados #14114

Boa noite,

Chamo a atenção para a nova proposta do Luciano. (Está precisamente nas propostas)
O trabalho já REALIZADO, principalmente pelo André, e os intervenientes aqui expressos deveram acompanhar essa proposta.

Eduardo

Nota: Vou à Figueira da Foz à Palestra dia 17 de Março. Gostaria de me encontrar com pessoas que partilhassem ideias semelhantes.
Última Edição: 1 ano, 2 meses passados Por ECPM.

Re:[Proposta] Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 2 meses passados #14126

Deixo aqui tambem um conselho, procurar por terrenos rusticos sem habitacao e mais barato, eu proprio sinto as mesmas dificuldades monetarias por isso julgo para um projecto como este todos teriam que contribuir ps: posso ajudar em eco construcoes...

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 2 meses passados #14140

Olá a toda a gente!

Eu estou a seguir este projecto e quando a minha vida pessoal me permitir (o que deve acontecer lá para o Verão) virei aqui partilhar e desenvolver algumas ideias para a parte social. Afinal, todas as outras vertentes se desenvolvem para proporcionar o melhor que é possível e sabemos para a vida das comunidades.Pensar a própria comunidade é muito importante, na minha perspectiva.Vocês viram isso, mas constato que não há desenvolvimento nessa área. Eu sou da área das ciências humanas, Direito, mais concretamente, e sempre me socorri dos conhecimentos de outras áreas do conhecimento para a minha vida prática, porque o o Direito precisa muito disso, penso eu.

Luisinha

Olá Braga!

A tua área é fundamental e é uma daquelas em que o futuro é já.Eu estou em contacto com pessoas que estão a fazer um projecto para uma escolinha na linha da escola da ponte, aqui na zona de Lisboa. Como estão no início, talvez seja proveitoso para ti e para elas a troca de ideias e uma aprendizagem em conjunto. Se quiseres e achares positivo para o trabalho que estás a desenvolver,eu posso estabelecer esse contacto.

O meu mail é : Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Um abraço
" Chamo liberdade à minha ignorância do destino. E destino, à minha ignorância da liberdade."
Agostinho da Silva

" Sermos livres não é apenas nada possuirmos; é não sermos possuídos por nada."
Julien Green

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 2 meses passados #14145

Olá Luísa,

Obrigado pela tua mensagem. Pois, foi assumida a falta de competências na área social... Eu sou apenas um técnico, e nessa área estou completamente a zeros (ou quase). Portanto...toda a ajuda é pouca. Estás totalmente à vontade para contribuir com o que achares bem, tendo em conta o que está escrito atrás neste "thread"; alguma dúvida que tenhas (se não tiveres nenhuma dúvida vou achar muito estranho ;P), é só perguntares. Se calhar é mais prático por email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Abraço,

André

p.s. - Quem é "Braga"?...

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 2 meses passados #14146

André

Em primeiro lugar quero agradecer o teu acolhimento.
Em segundo lugar quero desfazer os equívocos que eu, sem intenção, provoquei.É que tropecei no tapete da entrada neste tópico , precisamente nas teclas do pc. Era para ter sido assim:

Luisinha Olá Braga!

O objectivo era saudar a Luisinha, que faz parte deste grupo de trabalho e é educadora de infância, e saudar também a cidade onde ela está. Devo ter dado um enter sem querer e não dei por isso. Peço desculpa.

O meu nome não é, pois, Luisa, mas sim Leonor.

Vou enviar-te em breve um mail com algumas questões que tenho para já.

Abraço
" Chamo liberdade à minha ignorância do destino. E destino, à minha ignorância da liberdade."
Agostinho da Silva

" Sermos livres não é apenas nada possuirmos; é não sermos possuídos por nada."
Julien Green

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 1 mês passados #14181

Vejam nas propostas o "equilibrium".
Alguém comprou um terreno na Cadaval para aplicação do que aqui se escreve.

André, gostaria de poder ir ao Cadaval dia 7 e podermos trocar ideias, tb com todos.
Eduardo

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 1 mês passados #14190

Caro Eduardo,

Infelizmente na 5ªF à tarde tenho trabalho para fazer na empresa. Em todo o caso, é sempre bom todo e qualquer esforço para "voltar à terra". No entanto, o estudo "Évora" é algo um pouco diferente, nem que seja pela questão da escala...Em todo o caso, se precisarem de ajuda com construção, reabilitação e/ou geração de energia renovável, cá estou para ajudar.

Abraços,

André

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 1 mês passados #14191

Dia 7 é um sábado.
Seria interessante, a visita ser feita na mesma parte do dia.
Os projectos, são os mesmos, com escalas diferentes, conforme a André mencionou.

Eduardo

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 1 mês passados #14198

Bom dia,
Penso que a visita deveria ser divulgada, pelas pessoas interassadas, que por vários motivos deixaram de acompanhar este forum. Nem que para isso se pergunte ao Luciano, se partilha e autoriza essa divulgação.

Eduardo

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 1 mês passados #14208

De acordo, Eduardo.
Quantas mais pessoas souberem, melhor.
Já falaste com o Luciano ou preferes que fale eu?

Abraço,
Ruben

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 1 mês passados #14210

Bom dia,
Sim, se poderes, fala tu, pois eu não o conheço.
Até breve,
Eduardo

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano, 1 mês passados #14213

Caros,

No Sábado dia 7 vou dar um concerto em Leiria (pois, sou músico em part-time ), pelo que não vou poder ir ao terreno.

No entanto, como já disse, dentro do que for preciso em termos de construção, reabilitação e energias renováveis, podem contar comigo.

Abraços,

André

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano passados #14320

Caros colegas,

Depois de revisto o texto do Portugal Científico (está mesmo quase pronto para a publicação), volto "ao ataque" às contas para a auto-suficiência de Évora...

Recordo então que estávamos a tratar da quantificação da geração de materiais de construção. Comecei pela madeira, seguiu-se a pedra, agora é a vez da cerâmica (argilas).

Segundo as minhas contas, eis então a situação relativa às argilas / materiais cerâmicos:

Massa de argilas / materiais cerâmicos possível de obter através da reutilização, ton/ano - 2088
Massa de argilas / materiais cerâmicos possível de obter através da reciclagem, ton/ano - 3481

Tendo em conta a redução de materiais cerâmicos presente na construção atual, face ao que se pretende no futuro (com muito mais incidência da madeira como material de construção), estimei que nos primeiros 130 anos não seja necessário recorrer a depósitos de argila, admitindo o aproveitamento em reutilização e reciclagem indicado acima. Após esse período, no entanto, o recurso a depósitos nos 120 anos seguintes poderá situar-se à volta de 1700 ton/ano.

Segundo as estatísticas, e realizando uma proporção direta à população residente (não encontrei dados específicos de produção de argilas em Évora), produz-se cerca de 11100 ton/ano de argilas no município de Évora. Ao ritmo de extração de 1700 ton/ano, esta produção atual só é colmatada ao fim de 6.5 anos.

Tal como para a pedra, também não encontrei (ainda) nenhum estudo ou referência que apresente uma estimativa para a reserva aproveitável de argila na região de Évora (nem para qualquer outra região do país). No entanto, seguindo um raciocínio análogo, e arbitrando uma longevidade de 100 anos para os depósitos da região à taxa de consumo atual, esses mesmos depósitos poderão durar cerca de 650 anos, à taxa de consumo no regime de 1700 ton/ano. Será possível, no entanto, contemplar que essa taxa de consumo possa reduzir-se, à medida que os processos de reciclagem se tornem mais evoluídos. Para uma eficiência de reciclagem de 95%, essa taxa de consumo de depósitos baixaria para 1190 ton/ano, o que poderia prolongar esta longevidade para cerca de 900 anos.

Uma conclusão provisória quanto à utilização de argilas / materiais cerâmicos sugere cautela, pois a necessidade de recorrer a depósitos indica tempos de exaustão relativamente curtos (abaixo de 1000 anos), mesmo numa situação de forte alteração dos materiais de construção com vista à auto-suficiência, e investimento material e tecnológico em reutilização e reciclagem. No entanto, a longevidade inicial foi arbitrada, por falta de dados, podendo ser bastante superior a 100 anos, à taxa de consumo atual.

Sigo para os metais.

Abraços!

André

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano passados #14347

Boas André,
Se mudar-mos os hábitos sociais, de estar e de viver, muda-mos também os materiais, aliás como referiste, a utilização destes estão a mudar. Penso que se houver grandes mudanças ´nas próximas décadas, a utilização das matérias primas tb mudaram muito. DEveria-se ver as tendências de utilização, isto é se houver dados estatisticos.
Eduardo

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano passados #14371

Caro Eduardo,

Atenção à escrita: "mudarmos", "deveria ver-se".

Obviamente que estas são análises muito generalistas, logo muito sujeitas ao erro. Ainda por cima em escalas temporais em que, socialmente, tudo pode acontecer. Entendamos estas contas e raciocínios apenas aplicáveis como forma de obter ordens de grandeza, nunca para procurar fazer "futurologia"...

Abraço,

A.

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 1 ano passados #14372

Metais ferrosos:

Uma análise semelhante às anteriores resultou no seguinte:

Nº anos sem recurso a importação de outra região - 335
Nº anos até quantidade total de metais ferrosos existentes atualmente ser 100% substituída - 680
% de recurso a fontes externas de materiais ferrosos (a partir do momento em que se torna necessário) - 4

Estes resultados partem do princípio que a região irá reutilizar e reciclar a máxima quantidade de metais ferrosos tecnologicamente possível (que neste caso assumi como sendo igual a 95%). Para isso, claro, é preciso tecnologia (que a região não dispõe, de momento), como por exemplo um forno de arco elétrico. Trata-se de maquinaria pesada e que consome largas quantidades de energia. Depois há toda a parte de reformação, tratamento, corte, dobragem, acabamento, etc., etc., tudo tecnologia conhecida mas inexistente, em grande medida, na região.

Ou seja, embora a quantidade de metais ferrosos já existentes na região (em grande medida incorporados na construção) seja suficiente para a re-construção e reabilitação necessária em cerca de 3 séculos, para a conversão do ferro-resíduo em ferro-produto acabado, há toda uma linha industrial a criar na região.

O recurso a metais vindos do exterior à região poderá ser retardado se metais de outras origens começarem a ser usados em construção, como por exemplo a partir de veículos, objetos domésticos, etc., mas é só uma questão de tempo, pois não há processos de reciclagem com 100% de eficiência. Excedentes de sucatas de outras regiões poderão então ser muito úteis para colmatar o pequeno défice de cerca de 4%.

Sigo para o adobe.

Abraços!

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 12 meses passados #14391

Dia 2 e 3 de JUnho, arranque da construção da proposta "equilibrium".
Teremos que nos ajudar uns aos outros, nem que seja com criticas construtivas.

Eduardo

Re: Análise técnica da futura comunidade ZG/VP 11 meses, 3 semanas passados #14422

Caríssimos,

Deixo aqui o link para o documento "Portugal Científico 2012", no qual trabalhei na revisão, correção e complemento, em parceria com o nosso ilustre colega Luís Silva (espinalmedula).

www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/defaul...ID=6781&state=SH

Enjoy!

Abraços,

A.
Tempo para criar página: 3.52 segundos
Copyright © 2013 Movimento Zeitgeist Portugal. Licensa CC Non Comercial Share Alike
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
Secured by Siteground Web Hosting