Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Projecto Documentário Aurora
(1 a ver) (1) Visitante

TOPIC: Projecto Documentário Aurora

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 3 meses passados #13879

Olá a todos
Mais uma vez ontem houve uma reunião Aurora no TS. O texto foi meticulosamente revisto no sentido de fechá-lo para o próssima fese que é a produção da locução. A reunião durou 6 horas consecutivas (das 22:00h às 04:00h). Contudo, até à próxima 5ª feira o texto ainda está em aberto. Na próxima 5ªa feira far-se-à um mini breafing de encerramento.
Quero lembrar que este texto esteve aberto ao público durante dois meses, tendo sido revisto por cerca de 30 pessoas adidas ao ZGP e outras. Ao longo deste período o texto sofreu profundas alterações quer a nível da construção frásica quer a nível conceptual. Qualquer semelhança entre a 1ª versão e a 6ª é pura coincidência. Assim, as alterações foram sempre encaminhadas no sentido de melhor explicar a futura economia EBR, dentro dos objetivos a que o Projeto Aurora se propõe.

Como tal, face às eventuais alterações que possam ocorrer durante esta semana, para que as revisões/comentários possam ter efeito, convém que se inteirem sobre os objectivos do Aurora (referidos aqui neste forum e no Tutorial enviado a todos os colaborantes).
Lembro que este documentário não representa ninguém e, se sequisermos nem tem qq intuito propagandístico do MZP (embora leve o carimbo MZP). O que se pretende, simplesmente, é apresentar o que é racionalmente viável para o país, já que isso é o que nos move como cidadãos.

E agora respondendo ao THOR.
Gostei dessa do Touro numa loja de loiças eu diria um Rinoceronte numa loja dos chineses
OK amigo, manda tudo cá pra fora, na 5ª feira teremos o trabalho de apanhar os cacos e recolocar as loiças nos escaparates

Abraço a todos
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Blackd0g

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 3 meses passados #13927

Saudações a todos
Informo que neste último breafing (5ª feira 9-2-2012) foram efetuadas as últimas revisões do texto, dando-se por concluída esta 1ª fase. Assim, o texto (versão 6b) que servirá de matriz para o próximo capítulo Aurora está encerrado e encontra-se no Google Docs sob o título "PARA UM NOVO RUMO NA ECONOMIA PORTUGUESA". Está, no entanto, aberto ao público para eventuais comentários, mas não para edição de texto.
Quem quiser consultar pode aceder aqui:
docs.google.com/document/d/1iLDA9fiUbOfB...3KoZg0i2z15sToo/edit

Para colaboração pública neste trabalho segue o tutorial aqui:
docs.google.com/document/d/1OrYmhPF1FbPe...s02zRMfOrq_OToQ/edit

O guião para o filme está aqui:
docs.google.com/document/d/1HhrNTpms9M-G...ETo6CbNmlF_iV24/edit

Entramo-nos agora nas fases 2 e 3 em que se vai fazer a locução e, simultaneamente, se vão recolher imagens e banda sonora. Espera-se que a componente audio esteja concluída dentro de um mês.

Em nome do projeto, agradeço, desde já, a todos os que colaboraram nesta fase (é claro que cada um reconhecerá humildemente o mérito e a gratidão nos efeitos do seu trabalho).

Entretanto se alguém tiver um título melhor para este capítulo, que proponha aqui neste forum. Temos ainda uns dois meses para decidir o título final.

Quaisquer novidedes ou progressos serão divulgados aqui no forum.

Até já.

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 3 meses passados #14027

Boa tarde a todos!

Uma pergunta muito rápida. existe alguem do projecto que seja do Porto/zona norte ou que tenha disponibilidade para se deslocar ao Porto entre os dias 16 e 18 de Março? (preferencialmente seria 17 à noite)

Isto porque cá no Porto gostavamos de ter a apresentação do projecto com alguem que esteja envolvido no mesmo.

abraços
Paulo

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 3 meses passados #14032

Olá Nino.
Eu tenho participado no projecto. Se precisares de alguma informação contacta-me. Acho que tens o meu número. Em relação a ir ao porto, também se arranja.
Abraço

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano passados #14308

Olá Zeiters
A locução do novo capítulo está feita. Tem neste momento 37 minutos mas faltam acertar alguns silencios + genéricos. Assim, pelas minhas contas, deverá atingir os 39 minutos. Neste filme vou usar um método diferente: vou fazer a montagem visual e acertando os silêncios da locução com as imagens e só depois faço a masterização com a música de fundo.
Portanto, vou já começar a montar a componente visual. Se fizer 1 minuto-e-tal por dia (o que corresponde entre 2 a 4 horas de trabalho/dia), daqui a um mês teremos o novo episódio cá fora. Vou ver se consigo.

abraços e até já

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano passados #14309

Já tens bastantes (suficientes?) imagens e videos pra colocar em cima da locução?
Revisores de Português, PRECISAM-SE!!

Se encomendasses uma T-Shirt escolhias que tamanho? Escolhias que cor? docs.google.com/spreadsheet/viewform?for...MElmREdHaWc6MQ#gid=0

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano passados #14310

Andei uns tempos a recolher imagens, tenho talvez para ai uns 10% do necessário. O Fábio mandou-me hoje uma lista de links (para cima de uma centena) de imagens que ele andou a pesquisar (o Fábio tem sido incansável neste projeto). Mas, com a experiência que tenho do primeiro cap. muita imagem recolhida inicialmente (60%/70%) não é utilizada por não se enquadrar no alinhamento contextual da montagem. Assim, é natural que eu vá pedindo por aqui (e ao Fábio tb) algumas imagens específicas, em vídeo ou foto, para me poupar tempo de pesquisa. É pois muito provável que isso aconteça .

a todos os que lerem esta msg. e conheçam o texto podem tb pesquisar de forma descomprometida. Muita coisa encontra-se por serendipidade.

Abraço e até já.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: fardilha, Blackd0g

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano passados #14317

Mas digam-me só uma coisa: não estão protegidas por direitos de autor a maioria das fotos que se encontram na internet? Encontrando alguma coisa interessante, como posso ter a certeza que a podemos utilizar no documentário sem receios?

Além disso, qual a qualidade mínima de imagem aceitável? Há imagens aos pontapés por aí, mas muitas são demasiado pequenas e perdem qualidade muito rapidamente quando ampliadas. Podem dar um exemplo de imagem com qualidade mínima aceitável?
Última Edição: 1 ano passados Por fardilha. Motivo: Lembrei-me de mais uma pergunta para fazer, sobre o mesmo assunto.

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano passados #14346

Desdulpem-me o atraso da resposta,
quanto aos direitos de autor, é um risco que se corre. É inevitável. Mas como este trabalho não é comercial, as coisas são completamente diferentes do ponto de vista legal pois a apropriação não comercial é muito mais tolerante (muitas músicas que estão no youtube são colocadas por fãs e não pelos seus autores). Por outro lado há essa ressalva da honestidade artística/ intelectual no final do filme. Nos dias de hoje muito pouca coisa é verdadeiramente original, sendo o importante que o que se aproprie seja matéria que produza algo de original, ou seja, não é plágio (Piasso quando "pintou" quadros com folhas de jornal, não estáva a plagiar o conteúdo dos jornais!).
Não estamos completamente isentos, mas a causa justifica o (pequeno) risco. Contudo, na pior das hipóteses, o video é retirado da web, e sabendo porquê, bastará alterar a respetiva parte (que nunca será mais do que alguns segundos) para tudo voltar ao ativo

Quanto à qualidade das fotos deverá ser a melhor possível.
Como referi já por várias vezes, existe um tutorial (simples) aqui: docs.google.com/document/d/1OrYmhPF1FbPe...s02zRMfOrq_OToQ/edit

que responde a todas essas questões técnicas.

O filme está agora com 16 minutos feitos
Saúde a todos

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano passados #14361

Plagio, direitos de autor, propriedade intelectual, direitos comerciais ... tudo a materialização ou redução da condição humana á troca de moedas e favores. Nunca a humanidade esteve tão escravizada e policiada por si, tão reduzida nos seus horizontes e condicionada nas suas ideias e verdadeiro potencial.

Já é possivel até patentear a vida! Que ato mesquinho! Se não reconhecermos este padrão de auto-destruição sistematico e controlo sufocante vamos acabar enrodilhados na rede que nos tenta capturar. E então não serão uns espasmos revolucionários mal dirigidos, como o 25 de Abril, nem as greves gerais por mais regimentação social ao trabalho, que escasseia, nem mais moeda, nem manifestações incongruentes e sempre politizadas que irão mudar a vida e condição humana que se eleva acima de toda esta violência e interesses.

Continuem o importante serviço à humanidade, sem esperem louvores ou gratificações, derrubando preconceitos, ideias feitas, falsas crenças, egocentrismo, ganância, inveja. Nada sempre facil, pessoal, mas essencial nesta epoca.. um viva ao documentario!
.....................................

............................................................................Sagitta in caelum excussa in ferientem recidet
.............................................................................Argumentum ad hominem: aurea mediocritas
.................................................................................Radix enim malorum omnium est cupiditas
.....................................................................................Bonis nocet quisquis pepercerit malis
...................................................Esperança Sem Acção é Fútil.................................Impossível é um Conceito,
........................................Action without Conscience is Futile [Peter J].......................................não uma Realidade

Re: Projecto Documentário Aurora 11 meses, 3 semanas passados #14444

Segundo Episódio quase pronto!

Já está aqui a versão provisória para apreciação da comunidade

Parte1 : youtu.be/dtSmZlCHjRk

Parte2 : youtu.be/dVTa3eyyxhU

Se encomendasses uma T-Shirt escolhias que tamanho? Escolhias que cor? docs.google.com/spreadsheet/viewform?for...MElmREdHaWc6MQ#gid=0
Última Edição: 11 meses, 3 semanas passados Por WurmD.

Re: Projecto Documentário Aurora 11 meses, 1 semana passados #14476

Boas Zeiters
O tempo de apreciação para as correções do 2º episódio está a expirar e, como tal, na próxima 5ª feira será feito um encontro no TS para debater todas as reflexões/ críticas do filme.
O que se decidir desse debate será matéria para correção (ou não) do filme editado provisoriamente no youtube (links no coment anterior).
Será, em princípio o unico debate até à finalização do filme. Quando este estiver terminado será aberto outro debate para a divulgação.

Há ainda uma questão a resolver até lá, trata-se do TÍTULO DO EPISÓDIO. Os zeiters do Porto têm sido muito prestáveis em dar propostas, mas... parece que ainda não há nenhuma que nos "chegue ao coração". Portanto, até lá, pensem e façam deste forum um brainstorming com sugestões, às vezes umas inspiram outras até se chegar ao título bom. Não se inibam.

A reunião é, pois, na 5ª feira pelas 21:52h no TS.
Apareçam

Re: Projecto Documentário Aurora 11 meses, 1 semana passados #14482

Aos 15m27s da segunda parte do documentário aparece um erro ortográfio "dimínio monetário" em vez de domínio...
"We must become the change we want to see in the world!"
M. Ghandi
Última Edição: 11 meses, 1 semana passados Por Blackd0g. Motivo: correção

Re: Projecto Documentário Aurora 11 meses passados #14513

Olá,
dada a alteração do servidor do TS gerou-se um desencontro na reunião passada pelo que a mesma não ocorreu.
Assim, a próxima reunião será esta 5ª feira pelas 22:01h com a seguinte ordem de trabalhos:
1- Discussão das correções do filme;
2- Estratégia concertada para a divulgação do filme.

já agora os novos dados são estes: server: thezeitgeistmovement.com / password: ts_129tzm
link directo: ts3server://thezeitgeistmovement.com?password=ts_129tzm&channel=PORTUGAL%20%5C%26%20PALOPs

Quero adiantar que muitas das sugestões apresentadas ao longo deste mês são irrefutáveis, ou seja, não são fonte de grande debate pois referem-se a erros e a melhoramentos óbvios. Restam apenas algumas questões subjetivas como o título do filme, etc. Assim, a maioria das alterações já estão corrigidas no corpo do filme.
Isto quer dizer que o filme está 99,9% pronto.
É provável que na sexta ou no sábado o filme esteja terminado e pronto para a grande "combate".

Já agora, apesar das diversas sugestões para título do filme, continuo a achar que o título "Para uma Nova Economia Portuguesa" é ainda o melhorzito (apesar de não me ir ao coração!). Este título sugere que se trata de uma sugestão, devido à preposição "Para", e por isso não tem uma postura impositiva/prepotente/petulante. Poderá ser também um título mais curto como por exempo "Portugal com Lógica" mas associado a um subtítulo do género "para uma nova economia". Ficaria algo como
PORTUGAL COM LÓGICA
para uma nova economia

Pensem nisso que estamos no limite do tempo.

Obrigado
Abraços e até já
Última Edição: 11 meses passados Por WurmD.

Re: Projecto Documentário Aurora 11 meses passados #14526

Sugestão de nome para o episódio II da série documental AURORA:

"Portugal no crepúsculo da econocracia"

Nota - Se existisse, a palavra "econocracia" significaria o governo pela economia, que é um conceito que penso que espelha bem a realidade mundial. "Crepúsculo" é uma palavra que está na moda, pelas razões mais tristes, tal como neste caso, mas que significa "3. [Figurado] Período que antecede o fim de algo. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO, OCASO ≠ INÍCIO, COMEÇO" (www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=crepúsculo). A crise económica que o mundo atravessa é sinal do príncipio do processo de auto-destruição do Capitalismo, que abre caminho para uma nova realidade. Realidade essa que nós sugerimos que seja uma R.B.E.

Espero que gostem

RBEijos e EBRaços
Some men see things as they are and say -why?
I dream things that never were and say -why not?
(George Bernard Shaw)

Re: Projecto Documentário Aurora 11 meses passados #14527

Numa variante mais provocadora, podemos recuperar a célebre frase dos bandidos dos Westerns - o dinheiro ou a vida? - e ficar com:

ECONOCRACIA OU A VIDA?

"a vida" aparece aqui como uma metáfora para o modo de vida que se terá numa RBE, por oposição à mera sobrevivência que é própria de um sistema econocrático.

Até já
Some men see things as they are and say -why?
I dream things that never were and say -why not?
(George Bernard Shaw)

Re: Projecto Documentário Aurora 10 meses, 3 semanas passados #14536

Olá Zeiters
Finalmente o 2º Capítulo está concluido. Está disponível aqui para downoload:
www.mediafire.com/?b3ux1mh9j32pcao

No youtube ficará disponível 2ª ou 3ªfeira.

Na reunião da passada 5ª feira foram debatidos:
- os últimos detalhes/ correções do filme;
- Decidiu-se o título = "PORTUGAL DE TODOS: a lógica de uma nova economia" ;
- A divulgação. Neste ponto ficou decidido que, a partir de agora o filme irá constar no Youtube mas a divulgação massiva por toda a web será a partir do dia 16 de Julho. Estes 15 dias destinam-se para as atividades de estreia em screening com debates. Entretanto a comunidade por aqui poderá ir "downloadando" e/ou visionando no youtube.

Entretanto o Miguel Santos irá disponibilizar o filme numa versão mais leve em bytes.

Reflexão melodramática sobre tudo isto
Fomos nós que criámos o filme, somos nós que lhe damos asas para voar, mas, uma vez a voar ele está entregue ao povo, está entregue a si próprio. Deixará de ser nosso. Ele é de todos e não é de ninguem. Será acarinhado e defendido por nós mas terá, inevitavelmente, a sua vida própria... e cada cidadão fará o que quiser dele! Com o tempo veremos se tem vida longa, se é indestrutível, ou se padece nos paladinos da ignorância. O tempo o dirá.

Por isso também queria alertar aqui (e não me vou cansar de repetir isto), é que, a partir de agora os assuntos são mais discutíveis já que se trata de uma sugestão para o futuro e que, em certa medida, ainda não foi testado. Isto quer dizer que os comentários e opiniões irão ser agora muito mais rebarbativos, muito mais inflamáveis, muito mais destrutivos. Devemos todos estar preparados para suportar humildemente esse tipo de palavrório e, no mínimo, evitar desenvolver diálogos boçais. Por outro lado há a lembrar que nós não temos a verdade nos bolsos, e há também comentários que, não sendo abonativos aos conteúdos do filme, podem eventualmente trazer-nos outras ideias e sugestões igualmente interessantes, e nesse caso todo o debate será saudável.

Saúde a todos e bom visionamento
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Vanethor

Re: Projecto Documentário Aurora 10 meses, 3 semanas passados #14538

Muito Bom. Obrigado! O que vem a seguir?
.....................................

............................................................................Sagitta in caelum excussa in ferientem recidet
.............................................................................Argumentum ad hominem: aurea mediocritas
.................................................................................Radix enim malorum omnium est cupiditas
.....................................................................................Bonis nocet quisquis pepercerit malis
...................................................Esperança Sem Acção é Fútil.................................Impossível é um Conceito,
........................................Action without Conscience is Futile [Peter J].......................................não uma Realidade

Re: Projecto Documentário Aurora 10 meses, 3 semanas passados #14541

Quero dar as minhas felicitações pela conclusão de mais uma parte de um projecto excelente. Adorei a primeira parte do documentário, e estou ancioso por conseguir ver a segunda assim que puder!

Abraço. ; )

Re: Projecto Documentário Aurora 10 meses passados #14698

Tentativa de mover conversa sobre Democracia e Processos de Decisão para aqui: www.zeitgeistportugal.org/capitulo/index...&Itemid=56#14545
(a pedido de duas famílias)

Tempo para criar página: 6.70 segundos
Copyright © 2013 Movimento Zeitgeist Portugal. Licensa CC Non Comercial Share Alike
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
Secured by Siteground Web Hosting