Re: Projecto Documentário Aurora
10 meses passados #14721
Como vou de férias uns dias, e para nada estagnar,
aqui vai um mini filme em formato paródia (com espírito virolento) para ver se o público pega no nosso Aurora.
É preciso, de vez em quando, descer um bocadinho aos códigos populares instituídos, como isco, para todos provarem um pouco os novos paradigmas. Mesmo a filosofia de pequenos e médios intelectuais não chega lá! Tem de ser assim à "queima roupa".
Re: Projecto Documentário Aurora
10 meses passados #14725
É uma experiência científica:
Em 26 dias o 2º Cap. Aurora teve 970 entradas. Média de 37 entradas por dia.
Deixa-me ver se com um engodo popular, a partir do dia 28-7 aumenta a média.
Se não usarmos métodos mais populares na comunicação, o mais provável que acontece é que, quem vê o filme é quem já está conhece o tema. Uma espécie de chover no molhado. É necessário levá-lo a quem não conhece nada disto... o povo que anda por aí.
Sim, são usados aqueles códigos todos que a malta gosta. Apesar da gíria bregeira e popular não é nada de ofensivo. É paródia, não podemos ficar encarcerados só na linguagem erudita/ académica/ pudica/ como se de um dogma se tratasse. Todas as linguagens têm o seu lugar, aqui é visivelmente paródia e portanto, não há nada de vil nisso (além disso este vídeo poderia ter sido feito por um popular qualquer e nós nada poderia-mos fazer).
Enfim, é uma experiência. Se a média de entradas aumentar, então há que refinar o modelo.
Olá a todos. Eu já comecei a fazer algo publicitário mas não tão 'popular'.
Não sei se alguma vez viram aquele clip do hitler irritado? Bem vou utilizá-lo como forma de promover o segundo capítulo.
Boas pessoal.
Ao fim de muito tempo a tentar lidar com a lentidão do Youtube, aqui vai o que fiz. O texto não está nada de especial, mas a ideia é aproveitar o clip e colocar as "legendas" aldrabadas que quisermos!
Esta versão tem 19 páginas o que corresponde a 38 minutos de filme. Assim, qualquer alteração não deve ser para acrescentar matéria mas, de preferência para tirar aquela que é redundante, ou simplificar a existente.
O texto não foi fácil, e há a lembrar que é para ser dito.
Curiosamente as revisões deste texto serão a experiência prática e democrática das matérias que lá são ditas
Acho que completa em muito o que ficou por dizer no capítulo 2.
Estejam à vontade, leiam, inteirem-se, reflitam e pronunciem-se.
Quando houver matéria de discussão marcaremos então as reuniões do TS. Para já esperamos pelos comentários.
Luis:
- A locução está feita já com a banda sonora.
- A partir de hoje irei montar o filme.
Dario:
- Já tens muitas imagens e videos pra montar o filme?
Luis:
imagens: Tenho algumas... não muitas.
Vou andando e procurando... mas tudo o que sejam pessoas (portugueses) é bem vindo. Pessoas na rua, trânsito, pessoas a trabalhar, pessoas pessoas pessoas.
Siga pessoal interessado, arranjar vídeos de pessoas (procurando na internet ou mesmo filmando ou fotografando) e mandar ao Luis os links (ou postar aqui)
o período de discussão para eventuais alterações é de 30 dias a partir de agora -- parece-me um intervalo justo para quem se interessa por estas coisas... os que não se interessam seria necessário 30 anos
Depois serão feitas as altarações (eu próprio até já tenho algumas... a obra nunca está pronta!).
Lembro que as alterações a nível de imagem são mais fáceis que a nível de narrativa, porque alterando a narrativa (mais ou menos palavras) altera-se o tempo e tudo começa a dar um trabalho brutal. Contudo lembro que o texto levou 6 meses a ser feito e esteve em discussão durante, pelo menos, 3. Portanto lembro que agora a discussão filosófica dos conteudos não produz efeito nas alteraçoes do filme (que sejam discutidas posteriormente por todos, então como efeito do que é apresentado). De resto disponham com as vossas críticas e sugestões, pois serão sempre bem vindas: há sempre alguém que deteta um erro, e que sugere outras soluções visuais bastante válidas e exequíveis.
O narrador, claro está, é um amador que teve de oralizar o texto uma dezena de vezes e escolher os melhores takes, razão pela qual se nota às vezes algumas artificialidades e diferenças de voz, porque umas vezes foi de dia sem vodka, e outras à noite com vodka... Julgo não serem vinculativas à qualidade da mensagem.
Como devem reparar, o filme foi milimetricamente medido para não atingir os 40 minutos. Foi uma verdadeira arquitetura pois foi necessário eliminar, à queima-roupa, 4 páginas de texto, especialmente aquelas que falavam com algum detalhe sobre as deficiências do voto e das atuais eleições. 39 minutos e 39 segundos é aquela marca mental dos "trinta minutos"... é como quem compra uma coisa por 19,9€ e pensa que não paga 20€ eh eh eh.
OK. A banda sonora está mais dinâmica que o Aurora 2, e as escolhas de imagens foi também menos abstrata e mais realista, mais gente... mais "nós".
Penso que se assiste ao filme todo sem tédio.
Espero ter correspondido às vossas espetativas, desejo-vos uma
boa visualização.
Um abraço aos meninos
e beijocas às meninas.
No 3º capítulo do documentário Aurora abordam a temática de uma democracia mais participada e direta com base nas tecnologias de informação e comunicação
e nele mencionam o caso de estudo em que a Islândia se tornou.
Não sei se viram, mas no documentário falam de um
movimento de cidadãos que criou uma plataforma online para uma democracia mais direta e participada que levou à eleição para a capital (Reykjavik) do
candidato que adoptou como seu programa as medidas propostas pelo povo nessa plataforma
A plataforma continua a ser utilizada na governação do municipio de Reykjavik e as ideias postas em discussão que forem as mais votadas, são depois levadas periodicamente ao
executivo municipal para revisão pelos técnicos e para análise da sua viabilidade.
O processo apesar de não ser o ótimo, parece no entanto ser um principio interessante para tornar o processo de tomada de decisão mais direto e participado,
onde todos os cidadãos (especialmente os mais capacitados em cada uma das areas) podem argumentar/contra-argumentar e priorizar os problemas da sua
comunidade/país/planeta .
Acham que uma iniciativa desse género se enquadra no espírito do movimento zeitgeist?
Olá Albano! Claro que sim!!! A meu ver, claro. A equipa Z aqui do porto teve pessoalmente com o realizador deste documentário e tivemos, por isso, uma visao mais aprofundada do que se passou, embora esteja tudo bem explicado no documentário.
Olá Zeiters O 3º episódio do Aurora "Novo Ser Português" está operacional para ser visto, divulgado, triturado, adorado, apedrejado e glorificado.
As alterações para a versão final foram bastantes, mas a maior parte pouco notórias. Algumas sugestões que foram apresentadas (apesar de concordar com elas) não tomaram lugar porque alteravam a narrativa e consequentemente a linha de tempo (lembro-me por exemplo das sugestões do Hephem). Como tinham mais um caris estético do que propriamente de conteúdo não compensava o trabalho de alteração que corresponderia a muitas horas! Alterei apenas a última frase, sugerida pelo Dario, precisamente porque era a última frase.
OK.
Informo também que este foi o meu último trabalho neste modelo
O que não quer dizer que o Aurora acabe aqui. As razões são apenas pessoais. Nada mais!
Contudo, penso que o essencial está dito nestes três filmes.
Agora são de todos.
O filme Novo ser Português está aqui:
Obrigado a todos e bora lá divulgar.
Estejam atentos para uma divulgação concertada.
abraços aos meninos e beijinhos às meninas
estarei por perto
Antes de mais Luís, um grande bem haja a todo este trabalho que tens desenvolvido (n+os temos ajudado, mas pouquinho) e é extremamente notável que alguém tenha alcançado o que ti conseguiste com este projeto!!!!
E depois de tudo, bora lá divulgar e até propunha algo como a última divulgação que fizemos para os primeiros dois capítulos! Pequenos vídeos "virais".
Agora estou bastante ocupado e não tenho podido participar como pretendia, mas no principio de março podem contar com a minha ajuda para pegar fogo nisto!!!!!
Abreijos a todos!
Divulgação do novo capítulo
3 meses, 1 semana passados #15527
Olá Zeiters
Acerca do 3º capítulo, "Novo ser Português"
Consta que uma divulgação focada num dia e hora específica resulta mais do que for dispersa no tempo,
assim,
proponho que se faça uma divulgação concertada na Web (redes sociais, mails etc.) no dia 15, sexta-feira, por volta das 21:30h.
e outra no dia 18, segunda-feira, à mesma hora.
Se não houver nada em contrário, na quarta-feira, ao fim da noite, mandarei um mail do Aurora a anunciar esta medida. Se calhar, seria boa política, a partir do mail do zeitgeist portugal, fazer-se o mesmo... dava-se uma oportunidade de todos os simpatizantes participarem numa ação do movimento.
Re: Divulgação do novo capítulo
3 meses, 1 semana passados #15528
Sexta-feira à noite costuma ser tanto os encontros de café em Lisboa e no Porto
por isso sugiro que sendo na sexta-feira seja às 23h e adiante (que se calhar era melhor ser no sábado, ou no domingo, ou até na segunda-feita [2ª à noite dia em que as pessoas historicamente tinham mais disponibilidade para estar na net])
Mandar sugestão de divulgação concertada por mass-mail parece-me bem, escrevem-me mensagens modelo?
- para as pessoas partilharem por email
- mensagem modelo para se partilhar no facebook
- mini-mensagem modelo para se partilhar no twitter
Os seguintes utilizadores Agradeceram: espinalMedula
Re: Divulgação do novo capítulo
3 meses, 1 semana passados #15529
OK, para já, passa para sábado às 21:30h (em princípio este sábado a malta tuga não vai "vadiar" face à ressaca do carnaval).
Mensagens modelo sim... vou ver se crio qq coisa. Vou tentar.
.........e assim de repente lembrei-me desta para o facebook:
"Uma grande mensagem para nos prepararmos para a manif de Março e para tudo o que nos espera"
Hã?! O k é que achas?