Bem-vindo, Visitante
Username Password: Lembrar-me

Projecto Documentário Aurora
(1 a ver) (1) Visitante

TOPIC: Projecto Documentário Aurora

Re: Documentário ZM portugal 2 anos passados #11047

Infelizmente ontem não consegui ir a reunião será que me podiam passar algumas informações para eu conseguir entrar neste projeto?

Re: Documentário ZM portugal 2 anos passados #11062

posts offtopic sobre o valor simbólico do olho movidos para:
www.zeitgeistportugal.org/capitulo/index...&Itemid=56#10995
Sempre que vir algo que infrige as regras reporte á moderação através da função "Reportar ao Moderador". Não se esqueça de ignorar os ataques pessoais.

Re: Documentário ZM portugal 2 anos passados #11071

• Vasco Inglez 75

Re: Documentário ZM portugal 2 anos passados #11123

thsss, enconctrei a musica perfeita para a introdução, caso o documentário fale sobre a crise, ou o que perdeu durante a sua entrada na UE, bem, eu achei esta musica muito semelhante à nitro da do inside job:

Re: Documentário ZM portugal 2 anos passados #11126

Ah, brigado Vasco pelo link das atas das reuniões
Irei colocar no primeiro post.

Mais uma coisa gente. Não se esqueçam de submeter qual é o melhor horário de atendimento da reunião para vocês. Ajudem-nos a todos para podermos coordenar melhor:

sync.in/WplKF3Dajv

Uma vez mais, obrigado.
Última Edição: 2 anos passados Por CropedFreedom.

Re: Documentário ZM portugal 2 anos passados #11128

CropedFreedom Escreveu:
thsss, enconctrei a musica perfeita para a introdução, caso o documentário fale sobre a crise, ou o que perdeu durante a sua entrada na UE, bem, eu achei esta musica muito semelhante à nitro da do inside job:

sempre pensei que ele estava a referir-se à CNN

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 7 meses passados #13368

Por muita estranheza minha deixou de haver reuniões no TS sobre o Documentário Aurora! Haverá alguma razão que eu desconheça?
Apesar da aparente inactividade (na minha percepção), o documentário está-se a fazer, lembro: 1ºepisódio "Sistema Monetário" aprox. 30 minutos.
Sei tb que se estava a fazer o genérico para o Aurora (aliás muito atractivo), e gostaria que quem o estivesse a desenvolver fizesse sinais de fumo

Haverá novidades para breve.

Saudações.

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 7 meses passados #13485

Update do espinalMedula

Guião do 1º episódio www.mediafire.com/?xaz1b28suid9zdg
Esta versão é a versão final que já está gravada em audio

O documentário tem 33 minutos úteis. Com os genéricos irá aos 35 ou 36 minutos.
O som/locução está totalmente produzido.
O vídeo está 70% feito.

Espero terminar até ao final deste mês.

Ponto da situação:
Actualmente, este documentário tem sido feito apenas por uma pessoa (no problem!), com a útililíssima e incansável colaboração do André.

Contudo, acho que o trabalho está bastante interessante e diria que está até melhor que o último trabalho de Peter Josef.

Quero ainda referir que os próximos "episódios" do Aurora já não se debatem com o esclarecimento do estado da nação/mundo, porque isso seria mais do mesmo (há documentários avulso sobre todas as temáticas/problemáticas que nos assolam), mas sim com cenários que correspondem a SOLUÇÕES, sempre dentro da filosofia Zeit. Os textos e a estrutura serão baseados no documento "Portugal Científico". Cada texto, antes de apontar a solução, tem como ponto de partida uma breve consciencialização do estado das coisas, dentro da temática em causa.

Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre este assunto estou ao dispor.

até já e
Abraço
Luís, dito espinalMedula
Revisores de Português, PRECISAM-SE!!

Se encomendasses uma T-Shirt escolhias que tamanho? Escolhias que cor? docs.google.com/spreadsheet/viewform?for...MElmREdHaWc6MQ#gid=0

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 7 meses passados #13493

Ainda precisam de ajuda para fazer o genérico ?

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 7 meses passados #13495

E quem quiser ver isso online ?

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 7 meses passados #13497

A todos obrigado pelo interesse.
Quanto ao genérico, foi feita (em julho/agosto) uma proposta em jpg, do logo AURORA, a partir da qual seria animada. Aguardamos uma resposta breve para que seja feita a animação (poderá até já estar feita e não sabemos!!!). Caso a resposta tarde, teremos de avançar, baseados na solução apresentada em jpg. Para quem domine animação penso que é fácil de fazer pois deverá ter qualquer coisa como 15s. não mais.

Já agora, o documentário (o projecto na totalidade) intitula-se "AURORA" e o episódio que está a terminar tem, para o título provisório "Sistema Monetário", no entanto parece-me pobre e muito abrangente. Eu colocaria aqui à discussão da proposta de um sub-título como "na estranha democracia portuguesa". FIcaria então:
SISTEMA MONETÁRIO
na estranha democracia portuguesa

Obviamente que atribuir adjectivos à nossa democracia poderá ser interpretado como o aflorar dum discurso dogmático. Mas a verdade é que o título deverá ser apelativo, ou que desperte alguma curiosidade. Pensem nisso e proponham... para já está em aberto, logo, todas as sugestões são válidas. Depois faz-se uma triagem.

Outra coisa é que no genérico levantou-se a questão se ficaria o logotipo do Zeitgeist Portugal, ou não. Nas reuniões a tendencia foi para que não ficasse. Ficaria, isso sim, no genérico do fim. O genérico do fim, terá uns textos/ advertências/ créditos, que em breve os colocarei aqui para discussão.

Quanto ao on line:
está aqui a primeira parte em esboço:

mas o trabalho final vai ficar algo diferente desta amostra: na locução (mais rápida), e na sequência inicial há mais dinâmica e imagens....

A todos até já

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 7 meses passados #13503

sem dúvida que a locução precisa de um tom mais "Carl Sagan"

além disso, no início, fala-se tanto em macacos mas não se vê nenhum no vídeo, considera adicionar alguns.
outra sugestão é utilizar uma linguagem o mais "falada" possível, há partes que parecem muito "lidas", percebem?
de resto, a ideia deste esboço parece boa
Your effort to remain what you are is what limits you.
If you think we can’t change the world, it just means you're not one of those that will - Jacque Fresco

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 7 meses passados #13511

Estimados Zeiters,
apresento aqui o trabalho Aurora, capítulo 1 “Sistema Monetário”. Está dividido em 4 partes já que o Youtube não facilita o upload de filmes maiores que 10 minutos. No total tem 33 minutos (sem genéricos).
Aproveito agora para referir alguns factos desta produção:

-Quanto à locução, diligenciei o convite a várias pessoas com experiência nesta área, enviando inclusivamente o texto, contudo, após a minha insistência, as respostas tardaram. Como não quis tornar-me inconveniente, decidi eu próprio oferecer a minha voz. Esta decisão deve-se sobretudo à urgência deste material vir a ser publicado. Não faz qualquer sentido ver as multidões a gritar nas ruas, e estes trabalhos (que considero importantes) ficarem embargados ad-eternum por pretensiosa ambição de se fazer uma obra “perfeita”. Não se pretende fazer uma obra de arte, mas sim, comunicar com o sentido de oportunidade, pois a época que presenciamos assim o exige (já ontem era tarde!). Eis a razão desta “estranha” locução. Espero que este filme estimule locutores a sério para os próximos capítulos ☺. Lembro ainda que este trabalho tem um carácter muito técnico, pelo que uma locução poética seria pouco funcional e transportaria este filme para uma hora de duração devido às longas pausas contemplativas.

- A banda sonora tem como ponto central músicas de autores portugueses. No entanto isso não foi 100% possível. Alguns momentos do filme precisaram de outras sonoridades/ritmos, mas tive o cuidado de não desvirtuar a ideia inicial, ou seja, pelo menos não imprimir no filme a cultura do (já enfadonho) imperialismo musical anglo-saxónico.

- Como podem constatar, as imagens são, na esmagadora maioria, retiradas da web. A razão é óbvia: custo zero, facilidade e rapidez de produção. Os escassos planos originais foram sempre uma dor de cabeça e um dispêndio considerável de tempo. Só por curiosidade o “cacho” de notas pendurado é feito de 15 mil euros e não foi nada fácil arranjá-los (durante duas horas de empréstimo sem juros), contando com o estúdio todo a negro, corrente, montar o “cacho” (como se fossem bananas) com clips, elásticos e fita-cola e pendurá-lo no teto ☺. Reconhecendo que este filme é feito por apropriação de materiais de outros autores, resta-nos deixar bem claro a honestidade intelectual, no genérico final. Não é nada de extraordinário, pois eu poderia aqui colocar uma lista de documentários que usam este modelo de trabalho e que não levantaram qualquer litígio. A razão, claro está, é que o filme não tem fins comerciais.

O filme está ao dispor da vossa crítica e fica em aberto durante +/- 15 dias. Neste período toda a discussão é bem vinda e, se justificar, pode sofrer ainda algumas alterações/ retoques.

Entretanto os genéricos deverão estar prontos.

Eis o trabalho (vejam-no sem pipocas... sugiro umas castanhas assadas com água-pé!):

dei-lhe o nome de "SistMonet part1de4" e assim sucessivamente, caso queiram ir por outras vias.

Aproveito finalmente para alertar que não vale a pena divulgar massivamente estes endereços, pois, como sabem, este trabalho ainda é provisório. O filme será retirado para dar lugar ao definitivo.

Cumprimentos e
até já
Os seguintes utilizadores Agradeceram: nunocr

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 7 meses passados #13518

Parebéns pelo trabalho. Estes são os trabalhos mais importantes de modo a informar as pessoas. Devia haver ás dezenas de episódios! Irei fazer algo do género num projecto meu.

Estava a rever o projecto no Zwiki, e vi:

Parte 3 - Distúrbios Sociais

- Passividade Social (explicações: medo, externalização da culpa, receio de perder tempo)

Que conteúdos têm disso, e já está feito? Tenho algum material sobre isso, que remete para Rousseau e exemplos modernos sobre isso, como o caso da Kitty Genovese que foi muito investigado.

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 6 meses passados #13523

Hey, Thought e demais Zeiters

A Zwiki Aurora está um bocadinho desactualizada. Vou tentar para breve actualizar o documento. É verdade que o 2º Capítulo (ou seja, o segundo filme) seria sobre "O Ser Social". Aliás como pudeste perceber, o fim deste primeiro documentário aponta já para este tema. Contudo o texto sobre esta matéria ainda não existe (infelizmente é o único que está em atraso, já que os outros 20 estão feitos). Daí que, dada a urgência de se dar continuidade ao próximo capítulo, este será, muito provavelmente, sobre o tema "A Ciência como Ponto de Partida". Assim, e respondendo à tua sugestão, todos os contributos serão bem vindos para a concepção de um dos mais delicados capítulos da série que é "O ser social" por várias razões:
- As ciências sociais tratam de matérias muitas vezes subjectivas e contraditórias;
- o ser português deverá ser espelhado com algumas características particulares que convinha ser abordadas com a devida prudência;
- temos a tentação em dar a nossa opinião-de-café sobre estes assuntos do nós e do eles;
- por fim, e o mais importante, é que antes da mudança para uma sociedade baseada em pressupostos científicos, paradoxalmente, tem que se dar uma mudança de fé. Em vez da fé (um acreditar subjectivo) nos líderes políticos (através do voto, etc.) depositar a fé no próximo, na comunidade em geral, através das relações sociais. E é de fé, de confiança, de intuição, etc. que estamos a falar, não de factos mensuráveis nem de cálculos matemáticos.
Uma coisa penso que estamos todos de acordo, a mudança para o modelo Zeitgeist não se faz sem uma mudança social que é, em última análise, uma mudança no alvo que o cidadão direciona a sua confiança.

Em suma, o capítulo "O ser Social" pretende espelhar o ser português (enquanto ser humano, claro!) e sugerir um cenário novo de comportamento social, com os prejuízos mínimos para a nossa cultura e forma (feliz) de estar na vida.

Conseguir isto num texto de 7 a 14 pp, é o grande desafio. Está em aberto...

Já agora, no objectivo de encerrar este 1º capítulo, aproveito para apresentar aqui o texto que seguirá ao fim do filme. Genérico do fim. Está aberto a sugestões e melhoramentos. Ei-lo então.

Este filme foi produzido por uma equipa de trabalho multidisciplinar que respeita o espírito de partilha sob a total ausência do culto da personalidade, ou de territórios intelectuais, como forma de aquisição de dinheiro, poder ou de sucesso privado. Na ideia de atender a um sistema não monetário, todos os que participaram intencionalmente nesta obra não pretendem obter qualquer lucro, protagonismo, privilégio ou promoção pessoal, e nesta franqueza, para materializar a pura civilidade, este filme é oferecido a todos.
O Movimento Zeitgeist promove a livre contaminação de saberes, contudo, reconhecendo que o presente documentário contém elementos provenientes de outros autores, não significa que estes partilhem o mesmo conceito ou que estejam vinculados aos conteúdos apresentados. Acreditamos, no entanto, que tolerem esta exposição.

(Logotipo)
ZEITGEIST PORTUGAL
www.zeitgeistportugal.org"

DIGAM COISAS
ATÉ JÁ

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 6 meses passados #13525

Então onde está o documento actualizado do projecto?

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 6 meses passados #13531

O texto que tem servido de base, penso ser o "Portugal Científico" que a versão mais actual é efectivamente esta: docs.google.com/document/d/1f3I5VwTZv3qB...0WTCJU/edit?hl=en_US

Se encomendasses uma T-Shirt escolhias que tamanho? Escolhias que cor? docs.google.com/spreadsheet/viewform?for...MElmREdHaWc6MQ#gid=0

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 6 meses passados #13532

Nem mais,
O texto do Portugal Científico foi estruturado para a produção desda série documental. No entanto os textos do Portugal Científico (principalmente após a revisão do André) têm um caris sóbrio/circunspecto à semelhança de uma tese e, como tal, irão sofrer a seu tempo, algumas alterações:
- adaptação à oralidade;
- possuir algum conteúdo emocional na ideia de despertar a inquietação do estado actual e, por outro lado, do sentido corporativo do ser social.

No final ficarão dois produtos semelhantes: o "Portugal Científico" que tem toda a musculatura científica, e os textos do documentário propriamente dito que se guarnecem de alguma poética/ estética.

O texto que está a ser, neste momento, adaptado ao AURORA é o capítulo "A ciência como ponto de Partida", quando a 1ª versão estiver pronta, será posta à doscussão e revisão de quem estiver interessado.

Só por curiosidade o texto do "Sistema Monetário" teve sete alterações (versões) significativas, feitas por várias pessoas, até chegar ao final.

cumprimentos

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 6 meses passados #13534

Se servir para alguma coisa para "a ciência como ponto de partida":

atrium.zeitgeistportugal.org/apoiozeitgeist/node/147

Re: Projecto Documentário Aurora 1 ano, 6 meses passados #13571

(Esta é a reunião de encerramento do 1º episódio do Sistema Monetário)

Estão todos convidados para mais uma reunião do projecto da série documental AURORA, 5ª feira, pelas 21:46h, no Teamspeak do Movimento Zeitgeist.

A ordem de trabalhos é a seguinte:

1- Últimas análises críticas do filme produzido (para possíveis alterações);
ver aqui:
www.zeitgeistportugal.org/capitulo/index...&Itemid=56#13523

2- Decisão do título definitivo (Nova sujestão: "O dinheiro à grande e à portuguesa"

3- Genérico inicial da série AURORA (para integrar já neste filme) análise das propostas;
ver aqui:
hipótese 1-
hipótese 2 (download)- www.megaupload.com/?d=481WQVP6

4- Análise do texto que fará parte do genérico final. Redacção do texto definitivo.
ler a proposta aqui:
www.zeitgeistportugal.org/capitulo/index...&Itemid=56#13523

5- Ponto da situação/ conclusão do Site da série AURORA (definir data limite).

6- Estreia e difusão do filme, ideias/sugestões, e data de lançamento.

Abraços
Luís, dito espinalMedula

Tempo para criar página: 3.44 segundos
Copyright © 2013 Movimento Zeitgeist Portugal. Licensa CC Non Comercial Share Alike
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
Secured by Siteground Web Hosting